Informações tel:(13) 3233.6060 | producao@fescete.com.br

Relatório 2020

Carta de Agradecimento Público &

Relatório Geral do FESCETE 2020

2020 foi um ano de muitos desafios, e o maior deles, sem dúvida, foi o distanciamento social, o isolamento, o ‘não presencial’. Isso, para a sociedade foi uma questão muito complicada, inclusive para a arte, os artistas. Mas como toda boa arte, esta tem o poder de se transformar, de se readequar, de romper barreiras e cumprir com sua função social: levar cultura, conhecimento e reflexão à sociedade. Com o FESCETE não foi diferente. Tivemos que nos readequar, nos transformar, nos adaptar. E por isso, é com muito orgulho e a certeza da realização de um evento pioneiro no país que a TESCOM Promoções Artísticas e Culturais encerra mais uma edição do FESCETE – Festival de Cenas Teatrais, este ano, com o apoio de artistas e técnicos e ampla programação teatral virtual. 

Pela efetiva história na cena teatral santista, o FESCETE se torna parte da programação cultural da cidade, pois é um importante evento artístico, cultural, social e educacional com visibilidade no país.

Realizado de 16 a 30 de novembro de 2020, contou com a participação de mais de 300 artistas e técnicos que puderam, nesses 15 dias, trocar experiências, fazer um intercâmbio cultural, apresentar suas singularidades e contribuir para esta arte genuinamente coletiva que é o teatro, o que resultou numa significativa qualidade dos trabalhos apresentados, e tudo isso de forma virtual.

O FESCETE foi transmitido diretamente do canal do YouTube com uma extensa programação de cenas, espetáculos e ações formativas, o que gerou números expressivos de visualizações no canal recentemente criado. Total de 23.404 visualizações e mais de 1.000 minutos de conteúdo.  Um movimento virtual que legitima o festival como um dos grandes produtores de conteúdo no segmento.

Este ano, o FESCETE teve 31 cenas selecionadas e a realização da MOSTRA DE ESPETÁCULOS com 16 peças, ações formativas e intervenções convidados de alto nível que atraíram a atenção de um grande número de pessoas de diversos lugares do mundo, pois, em 2020, o FESCETE abriu suas fronteiras e recebeu diversos espetáculos em miniatura em sua programação, realizando uma mostra internacional virtual de teatro lambe-lambe. Sucesso também no 16º Concurso Estudantil de Poesia, com 100 poesias inscritas. Isso nos mostra que o FESCETE está atingindo cada vez mais um de seus objetivos, integrar cultura e educação.

E mais um ano o FESCETE estabelece um intercâmbio cultural com grupos de outras cidades como Arcoverde/PE, Belo Horizonte/MG, Guarujá/SP, Praia Grande/SP, São Vicente/SP, Salvador/BA, Rio de, Foz do Iguaçu/PR e também grupos da capital, além de grupos da Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela firmando assim o conhecimento, o respeito e a credibilidade do evento.

O FESCETE abraçou ações solidárias com campanhas em prol ao GAPA/BS (Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Baixada Santista); e a campanha “Quadradinhos de Amor” na arrecadação de lã para crochê em que voluntárias se unem para fazer mantas para doar a instituições carentes.

Esse evento também é um fomentador da arte e da cultura nas escolas de educação da região, pois mobiliza e incentiva o fazer teatral dentro de escolas municipais, estaduais e particulares, que contribuíram com suas produções na Categoria Estudantil e no 16º Concurso Estudantil de Poesia.

Por todas essas conquistas e objetivos alcançados com pleno sucesso, não podemos deixar de agradecer e aplaudir a você, NOSSO PARCEIRO pela credibilidade e apoio.

Orgulhosos por termos realizado mais um Festival com tamanha visibilidade e respeito, contamos com a sua parceria na realização da 25ª Edição do FESCETE – Festival de Cenas Teatrais, que incentiva a formação artística e que já está em processo de organização.

Segue o Relatório Geral do FESCETE, bem como os Destaques em todas as categorias competitivas.

Karla Lacerda e Pedro Norato
Direção Geral

Serviço:

Nome do evento: FESCETE – Festival de Cenas Teatrais

Empresa realizadora: TESCOM | Promoções Artísticas e Culturais Ltda

Locais do evento: www.youtube.com/fescete e @instafescete

Datas do evento: de 16 a 30 de novembro de 2020

Apoio: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS, TV TRIBUNA 

Parceria: AGBRANCO, CONTABILIDADE ABÍLIO DAS NEVES, DINO FILMES, DENISE BRAGA FOTOGRAFIA

Apoio Cultural: ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS, ECAD, ELETROMIDIA, KOKIMBOS, MOB MÍDIA, ROOSEVELT INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS, VISTA MÍDIA.

Relatório Geral

Realizado em 2020 – Datas do Evento: de 16 a 30 de novembro

Nº de grupos: 66
Nº de artistas: 300
Nº de cenas concorrentes: 30
Nº de rodas de partilha: 10
(1.000 pessoas / média de 100 por debate)
Nº de eventos paralelos, oficinas e exposições: 60
Nº de espetáculos convidados: 14
Nº de Poesias inscritas: 100
Nº de visualizações: 23.404
Nº de componentes da Equipe: 35

Canais onde o evento foi realizado:

  • Canal do FESCETE no YouTube: www.youtube.com/fescete (programação de cenas, espetáculos, ações formativas)
  • Instagram: @instafescete (lives “Por onde Anda?”)
HOMENAGEM: WALDEREZ DE BARROS (atriz)

“ENTRE A VOZ E O SILÊNCIO”

No princípio, era o verbo. A palavra cuja voz irrompe no silêncio, carregada de mensagem e com ânsia de ser ouvida. Voz que se propaga pelo ar e viaja em ondas, modulando frequências, buscando se expressar e ecoando pelo espaço a importante característica de ser única em um mar de tantos outros sons. Do outro lado da balança, o silêncio é responsável por comunicar toda a sua profundidade por meio do não verbal. No espaço, o vácuo no qual o som não se propaga é sinônimo da grandeza e do mistério do universo. À primeira vista podem parecer rivais, mas Voz e Silêncio dependem um do outro para existir, convivendo em uma relação íntima e complexa, tão indivisível que nunca fica claramente expresso quando é o começo de um e o final do outro.

O FESCETE 24 homenageia a atriz Walderez de Barros, representando todos os artistas que fazem das suas profissões um eterno jogo entre a Voz e o Silêncio, o dito e o não dito, o poder de fala e a sabedoria da escuta. Saber o que dizer é também saber o que não precisa ser dito. O poder da arte de Walderez de Barros está em dar voz a quem necessita, sem abrir mão do seu posicionamento social enquanto artista e cidadã. No silêncio que se instaura entre o terceiro sinal e a primeira fala da peça, quantas vozes aguardam ansiosas pela possibilidade serem escutadas? 

E se dentro do silêncio, existem vozes que nunca cessam, quantas vozes podem caber dentro de uma voz? A voz do artista carrega dentro de si uma infinidade de outras vozes. A voz da personagem, do escritor, do compositor, da direção, dos seus companheiros de palco e de luta, do público, daqueles que ainda buscam pela sua voz e, por fim, carrega a própria voz do artista, resultado da junção de tudo isso sem perder a individualidade. É o nosso santíssimo mistério: uma voz que é única e múltipla ao mesmo tempo. O FESCETE celebra essa função da arte. Ser Voz que agrega mais vozes e ser Silêncio que agrega outros silêncios.   

Karla Lacerda, Júlia Norato e Pedro Norato
Organizadores do Evento

Orientadores

15º CONCURSO ESTUDANTIL DE POESIA

  • Caroline Arcoverde
  • Eder Lopes
  • Luiz Campos

CATEGORIA MIRIM

  • Juliana Bordalo
  • Alex Pessoa
  • José Francisco (Chiquinho)

CATEGORIA ESTUDANTIL A e B

  • Natali Barbosa
  • Djaelton Quirino
  • Kleber Góes

CATEGORIA ADULTO/MONÓLOGO

  • Ludmilla Corrêa
  • Orleyd Faya
  • Vinícius Oliveira

Imprensa:

  • TV Tribuna
  • TV Record
  • TV Santa Cecília
  • Diário Oficial
  • Jornal A Tribuna
  • Jornal Boqueirão News
  • D.O. Santos
  • Sites de divulgação cultural

Conheça a programação

A programação do FESCETE 2020 permanece como eventos passados em nossoa Programação aqui no site. Click para vê-la.

Destaques do FESCETE 2020

16º CONCURSO ESTUDANTIL DE POESIA

ENSINO FUNDAMENTAL I 

3° LUGAR – BICHOS, escrita por Rodrigo Moya Materlli Henrique, do Colégio Progresso Bilíngue.
2° LUGAR – O PALHAÇO, escrita por João Vitor Schetine Ferreira, do Colégio Progresso Bilíngue.
1° LUGAR – PASSARINHO TAMBÉM, PASSARINHO NÃO TEM, escrita por Alice de Castro Ferraz Ferreira Lima, do Colégio Progresso Bilíngue.

ENSINO FUNDAMENTAL II 

3° LUGAR – GADO PARA O ABATE, escrito por Maria Clara Ferreira de Freitas Andrade, do Colégio Progresso Bilíngue.
2° LUGAR – CENSURADA, escrita por Maria Eduarda Camilo de Paula, do Colégio França.
1° LUGAR – UMA MULHER E SUA FAMÍLIA, escrita por Maria Isabela Nogueira da Gama e Silva Pinto, do Colégio Progresso Bilíngue.

ENSINO MÉDIO 

3° LUGAR – REDES SOCIAIS, escrita por Feliphe Carvalho de O., do Colégio França.
2° LUGAR – FASES, escrita por Julia de Sousa Castanho, do Colégio França.
1° LUGAR – CONSTRUÇÃO, escrita por Ananda Giraldi Almeida Coimbra, da ETEC Aristóteles Ferreira Santos

ENSINO UNIVERSITÁRIO 

3° LUGAR – ENTRE AS MAIS BELAS POESIAS DA VIDA, escrita por Camilly Santana dos Anjos,  da UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo.
2° LUGAR –  BRASIL NÃO CONHECE O BRASIL, escrita por Alessandra Schmidt Gonzalez, da UNISANTA.
1° LUGAR – A VOZ, escrita por Natasha Louzada Oliveira, da Cruzeiro do Sul Virtual / UNICID – Universidade Cidade de São Paulo.

CATEGORIA MIRIM

  • Sonoplastia: Dario Felix – Pela  Cena “Ladrão De Horas” Do Grupo Presepada Teens – Santos /SP
  • Proposta De Processo De Montagem:  Cena “2020”, Do Grupo Tearteiros Quarentenados
  • Direção: Elly Gomes, Pela Cena “As Aventuras Da Terra Do Sempre”, Do Grupo Masterkids.
  • Ator: Otávio Felix Ramos, Pela Cena “Click – Viva As Diferenças”, Do Grupo Arte Em Cena. 
  • Ator Revelação: Nicolas Cervigne, Pela Cena “Girls Boss Game – Resistência Em Rede”, Do Grupo  Quarenteeners.
  • Atriz: Laura Reis, Pela Cena “As Aventuras Da Terra Do Sempre”, Do Grupo Masterkids.
  • Atriz Revelação: Luna Fernanda, Pela Cena “2020”, Do Grupo Tearteiros.
  • Produção: Cena “As Aventuras Da Terra Do Sempre”, Do Grupo Masterkids.
  • Menção Honrosa: Destaque De Reconhecimento Para A Parceria E Participação Dos Pais Da Categoria Mirim. 
  • Voto Popular: Cena “As Aventuras Da Terra Do Sempre”, Do Grupo Masterkids
  • 3º Lugar: “Julietas”, Da Inesperadas Cia. Teatral.
  • 2º Lugar: “As Aventuras Da Terra Do Sempre”, Do Grupo Masterkids.
  • 1º Lugar: “2020”, Do Grupo Tearteiros.

CATEGORIA ADULTO/MONÓLOGO

  • Produção: Acácio Alves De Souza, Pela Cena “Quatorze Ou Quinze?”, Da Buena Cia.
  • Direção: Gilson De Melo Barros, Pela Cena “O Prato Azul-Pombinho”; Do Grupo Tep – Teatro Experimental De Pesquisas.
  • Atriz: Edelvira Azevedo, Pela Cena “O Prato Azul-Pombinho”; Do Grupo Tep – Teatro Experimental De Pesquisas.
  • Visagismo: Edelvira Azevedo E Gilson De Melo Barros, Ela Cena “O Prato Azul-Pombinho”; Do Grupo Tep – Teatro Experimental De Pesquisas
  • Sonoplastia: Barbara Lay/Paola Dreossi, Pela Cena “Claro”, Do Grupo Sobreviventes Da Cultura.
  • Texto (Inédito): Cena “Do Que Virou Fumaça?”, Da Utópica Cia Teatral.
  • Revelação: Diego Lima, Pela Direção Da Cena “Do Que Virou Fumaça?”, Da Utópica Cia Teatral e Karina Cyrillo, Pelo Texto Da Cena “Aquário”, Do Grupo Tique-Taque
  • Voto Popular:  “Aquário”, Do Grupo Tique-Taque
  • 3º Lugar: “Do Que Virou Fumaça?”, Da Utópica Cia Teatral.
  • 2º Lugar: “Quatorze Ou Quinze?”, Da Buena Cia.
  • 1º Lugar: “O Prato Azul-Pombinho”; Do Grupo Tep – Teatro Experimental De Pesquisas.

CATEGORIA ESTUDANTIL “A” – 1º AO 7º ANO

  • Proposta De Montagem: Cena “O Endereço Da Fada Do Dente”, Do Grupo Truppinho 2020, Da Emef Prof Luiz Pinho De Carvalho Filho.
  • Direção: Estefane Cliquet E Thalita Carrillo, Pela Cena:” Fragmentos De Anne Frank – O Nosso Diário”, Do Núcleo Teatral Ume Dos Andradas Ii.
  • Ator: Matheus Araújo, Pela Cena “O Endereço Da Fada Do Dente”, Do Grupo Truppinho 2020, Da Emef Prof Luiz Pinho De Carvalho Filho
  • Atriz: Agatha Santos, Pela Cena ” Fragmentos De Anne Frank – O Nosso Diário”, Do Núcleo Teatral Ume Dos Andradas Ii.
  • Atriz Revelação: Luiza Ayumi e Clarissa Akemi, Pela Cena “E Se A Gente Fizesse Um Teatro Virtual?”, Do Grupo “Tin” Do Colégio Do Carmo.
  • Menção Honrosa: Destaque Para Os Pais Da Cena Fragmentos De Anne Frank Pela Valorosa Contribuição Na Gravação Das Cenas. Seguindo Roteiro Prévio Das Diretoras. Oferecendo Engajamento, Dedicação E Criando Um Elo De Unidade Entre Pais/Alunos, Teatro/Escola.
  • Voto Popular: “Fragmentos De Anne Frank – O Nosso Diário”, Do Núcleo Teatral Ume Dos Andradas II.
  • 2º Lugar: “O Endereço Da Fada Do Dente”, Do Grupo Truppinho 2020, Da Emef Prof Luiz Pinho De Carvalho Filho.
  • 1º Lugar: “Fragmentos De Anne Frank – O Nosso Diário”, Do Núcleo Teatral Ume Dos Andradas II.

CATEGORIA ESTUDANTIL “B” – 8º; 9º E ENSINO MÉDIO

  • Proposta De Montagem: Cena “E Se Fôssemos Nós?”, Do Grupo Teatro Jn.
  • Direção: Angélica Magenta, Pela Cena “Manifesto “Que Bicho É Você?”, Do Núcleo De Teatro Colégio Jean Piaget.
  • Ator: Nicolas Cobra, Pela Cena “A História De Um Cabra – Fragmentos Virtuais – Parte 1”, Da Cia. Teatral Pé No Palco – Colégio Do Carmo.
  • Atriz: Sofia Leslie, Pela Cena “A História De Um Cabra – Fragmentos Virtuais – Parte 1”, Da Cia. Teatral Pé No Palco – Colégio Do Carmo.
  • Revelação De Atuação: Fabrynny Tenório, Pela Cena “E Se Fôssemos Nós?”, Do Teatro Jn.
  • Menção Honrosa: Destaque Para O Elenco Do Espetáculo Manifesto “Que Bicho É Você?”, Do Núcleo De Teatro Colégio Jean Piaget, Pela Construção Coletiva De Um Trabalho Potente De Investigação Íntima, Buscando Uma Linguagem, Uma Técnica Adaptada Para O Audiovisual E Coerente A Cena.
  • Voto Popular: “Manifesto “Que Bicho É Você?”, Do Núcleo De Teatro Colégio Jean Piaget.
  • 3º Lugar:  “Lockdown”, Do Núcleo De Teatro Progresso Bilíngue Santos.
  • 2º Lugar: “E Se Fôssemos Nós?”, Do Teatro Jn.
  • 1º Lugar: “Manifesto “Que Bicho É Você?”, Do Núcleo De Teatro Colégio Jean Piaget